:: Home arrow Empregos e Bolsas arrow Estágio para Mestre e Doutor
 
Estágio para Mestre e Doutor


  • Vagas para Iniciação Científica/Mestrado no IQ-USP

Vagas para Iniciação Científica ou Mestrado estão disponíveis no projeto de Jovem Pesquisador “Caracterização funcional de uma recentemente identificada família de MUT9 kinases em Arabidopsis thaliana e cana-de-açúcar” liderado pelo Dr Juan Armando Casas Mollano no Departamento de Bioquimica do Instituto de Quimica. Para obter mais informações sobre esta família de genes pode ver Casas-Mollano et al. PNAS 105 (17) :6486-91 e Cerutti & Casas-Mollano epigenetics 4 (2) :71-5 .

Aos interessados, por favor enviar os seguintes documentos para o email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo :
1.Breve justificativa e descrição de sua experiência científica/profissional (Cover Letter)
2.CV ou link para o Curriculum Lattes
3.Histórico escolar atualizado
Para mais informações contactar Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


  • Laboratório Nacional de Biociencias, CNPEM,

Doutorado Direto com bolsa da FAPESP de projeto temático no Laboratório Nacional de Biociencias, CNPEM, Campinas.
O projeto será desenvolvido na equipe da Dra Andrea Dessen, e os alunos selecionados deverão se inscrever no programa de pós-graduação de
Genética e biologia molecular da UNICAMP.

Linha de pesquisa: Caracterização estrutural e bioquímica de complexos protéicos bacterianos envolvidos na divisão celular e em sistema de secreção.

Características dos candidatos:
Mestrado ou experiência prévia em laboratório de pesquisa,preferencialmente iniciação científica, comprovada

Aos interessados enviar os seguintes documentos para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo e Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo :
Currículo (ou resumo do CV Lattes), histórico escolar recente da graduação ou mestrado, e nome e endereço de 2 referências.



A Freie Universität Berlin é uma das universidades internacionais de excelência que participa do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Em 2012, estamos oferecendo uma quantidade significativa de vagas para Doutorado e Pós-doutorado direcionadas aos candidatos do programa CsF. A próxima inscrição para as bolsas de Doutorado e Pós-doutorado para a Alemanhã está aberta. A nova data-limite é o dia 27 de setembro de 2012.
 
O programa Ciência sem Fronteiras também será o tema principal do tour "Estudar e Pesquisar na Alemanha", promovido pelo DAAD de 26 de setembro a 1º de outubro em três estados brasileiros. Haverá feiras e palestras em Belo Horizonte, Campinas, São Carlos, São Paulo e Florianópolis. A Freie Universität Berlin participará do tour, além do DAAD e representantes de 11 outras instituições alemãs. Mais informações podem ser encontradas no convite em anexo e no site do DAAD:www.daad.org.br.

Agradeceriamos muito se vocês pudessem, por gentileza, distribuir o folder e o convite para o tour (em anexo) para pesquisadores e estudantes de pós-graduação interessados via e-mail.

Para maiores informações, consulte nosso site: www.fu-berlin.de/brazil


  • Vaga para mestrado - começo imediato

Modo de transcrição e papel funcional de genes surf no parasita da malária, Plasmodium falciparum

O protozoário Plasmodium falciparum causa a forma mais letal da Malaria humana. O parasita na sua forma sanguínea expressa diversos antígenos na superfície da hemácia infectada e estes são codificados por famílias multigênicas. De apenas poucas famílias se tem uma noção para que membros desta famílias servem para sobrevida do parasita no sangue de pessoas infectadas. No projeto deve ser abordado por técnicas moleculares (realtime PCR, ChIP, transgênese) o modo de transcrição e expressão de genes da família surf com 11 membros e a função de genes individuais deve ser acessado por knockdown transformando proteínas SURF em proteínas desestabilizadas de forma controlada (vide de Azevedo et al. PLoS ONE 2012;7(7):e40981). Interessados motivados que querem ver o projeto detalhado favor contatar Dr. Gerhard Wunderlich, Dep. Parasitologia, ICB-USP, Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


  • Vaga para Doutorado/Doutorado Direto - começo imediato

Estudo funcional de fatores ApiAP2 na transcrição de fatores de virulência de Plasmodium falciparum

O protozoário Plasmodium falciparum causa a forma mais letal da Malaria humana. O parasita na sua forma sanguínea expressa diversos antígenos na superfície da hemácia infectada e estes são codificados por famílias multigênicas e são fatores de virulência importantes. Ao menos para antígenos que são alvos da resposta imunológica humoral, a expressão destas famílias multigênicas tem que ser controladas de forma estringente para não esgotar o repertório antigênico e garantir a sobrevida no hospedeiro humano (e murino, em modelos murino de infecção). A mais importante família multigênica é a família var cujos membros codificam as proteínas PfEMP1, que são importantíssimos fatores de virulência. Genes var são transcritos de forma alélica exclusiva (allelic exclusion) sendo que de um universo de 50-60 genes apenas um é transcrito e foram propostos um número de novos fatores de transcrição - ApiAP2 - que devem ter um papel no controle transcricional dos genes var. No projeto devem ser produzidos parasitas transgênicos que expressam os fatores ApiAp2 como proteínas desestabilizáveis e tagged com GFP e/ou hemaglutinina (vide de Azevedo et al. PLoS ONE 2012;7(7):e40981). A influência de fatores "knocked down" ApiAP2 depois será medida por análise da transcrição de genes var em parasitas transgênicos. Interessados/as devem ter noção de biologia molecular e celular, e experiência em técnicas de clonagem molecular e transfecção é mandatório. Experiência em microscopia é desejável. Interessados motivados que querem ver o projeto detalhado favor contatar Dr. Gerhard Wunderlich, Dep. Parasitologia, ICB-USP, Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo





  • Bolsa de Doutorado (CAPES) para candidatos à pós-graduação na Faculdade de Medicina da USP.
 
Projeto: Marcadores de infecção em pacientes graves
 
Objetivo:  Este projeto visa a busca de novos marcadores de infecção em pacientes graves. Utilizamos material humano para a busca de novos marcadores moleculares. O sangue é coletado de pacientes internados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP por enfermeira de pesquisa, a qual também se encarrega de preencher extenso banco de dados com informações epidemiológicas e laboratoriais, colhidas na rotina de internação. O projeto está em andamento há 2 anos e já estão inclusos mais de 80 pacientes. Iniciaremos, em breve, ampla análise dos mais diversos aspectos da resposta imunológica destes indivíduos, comparativamente a indivíduos saudáveis e doentes não-infectados.
 
Este projeto permitirá ao aluno obter formação nas mais diversas técnicas de IMUNOLOGIA, BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR e inclui, além disso, avaliação do perfil de gravidade dos pacientes, através da análise de suas características clínicas, laboratoriais e epidemiológicas.
 
O projeto inclui a participação de diversos membros, incluindo, médicos, enfermeira de pesquisa, biólogos e técnica em informática.
 
Interessados entrar em contato com Dr. Fabiano, através do e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo




  • O Laboratório de Biologia Vascular do IQ-USP, apoiado pela FAPESP, está com vagas para pós-doutoramento e pós-graduação (mestrado e doutorado).

Oportunidade para aluno interessado em realizar doutorado no programa de pós-graduação interunidades em bioinformática da USP. O aluno será co-orientado pelos profs. Ricardo Giordano e João Carlos Setubal, do departamento de bioquímica do IQ-USP. O tema a ser desenvolvido está relacionado a biologia de sistemas da formação de vasos sanguíneos associados a doenças, como o câncer e a cegueira. O trabalho de pesquisa se insere num projeto maior que é uma colaboração com o Centro de Pesquisas Internacional do Hospital AC Camargo, INCA e ESALQ. O projeto é financiado pela FAPESP e CNPq. Interessados nesta oportunidade entrar em contato assim que possível com o Dr. Ricardo Giordano ( Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ), enviando curriculum vitae.


  • Estudante para Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP no Laboratório de Fisiologia Integrativa e Biologia Molecular do Envelhecimento e do Metabolismo, liderado pelo Prof. Marcelo A. Mori  do Depto. de Biofísica e do Programa de Pós-Graduação em Biologia  Molecular da UNIFESP.

Requisitos:
- Estar recentemente formado em curso de graduação ou mestrado de excelência na área biológica ou na área da saúde, ou estar realizando mestrado em alguma destas áreas;
- Ter conhecimento científico e certa experiência em práticas laboratoriais;

Aos interessados, por favor enviar os seguintes documentos para o  email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo :
- Breve justificativa (Cover Letter)
- Link para o Curriculum Lattes (ou similar)
- Nome e contato de pelo menos duas referências




  • O grupo de Biologia Vascular do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular (Incor/HC – USP)

oferece oportunidades em projetos de pesquisa para trabalhar em temas relacionados à regulação da função vascular por forças hemodinâmicas (shear stress e stretch)

Os candidatos deverão enviar e-mail de interesse para o e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
mencionando o interesse em trabalhar no grupo de biologia vascular.




Linhas de pesquisa voltadas ao estudo da biologia do desenvolvimento de insetos, ciclos celulares modificados, estrutura da cromatina e defesa.

Abordagens genômicas e proteômicas.
http://www.biocel.icb.usp.br/~fsiviero/

Telefone: (11) 30917231
email: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo



  • Centro de Biotecnologia - IPEN/USP

Vagas para alunos de doutorado com experiência em cultura celular e experimentação animal. Laboratório de Biotecnologia Molecular e Celular

Av. Lineu Prestes, 2242 Cidade Universitária - São Paulo/SP   Contato pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo



  • Bolsas para pós-graduação na Alemanha em temas relevantes para o desenvolvimento

O DAAD abriu inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa de Pós-Graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento 2012-2014. Nesta edição do programa, são oferecidos 43 cursos de master em diferentes áreas: gestão e política econômica, planejamento regional, engenharia e ciências próximas, ciências agrícolas, florestais e ambientais, matemática, saúde, ciências sociais, educação, direito e mídia. A lista completa, tanto dos cursos oferecidos quanto dos pré-requisitos exigidos, pode ser conferida no site brasileiro do DAAD:

http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm

  • Programa de Pós- Graduação em Biologia Química  da Universidade Federal de São Paulo

Todas as informações encontram-se no site:  http://www.unifesp.br/pg/biolqui

  • Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan
Vagas para pós-graduação (Mestrado e Doutorado)
Linha de pesquisa: Processos redox na regulação da proteólise intracelular: implicações na remoção de proteínas oxidadas e prevenção de agregação proteica
Coordenação: Dra. Marilene Demasi
Colaboração: Dr. Carlos A.A. Penatti (Laboratórios Fleury)
Esta linha de pesquisa integra o INCT de Processos Redox em Biomedicina

Requisitos: Estágio de Iniciação Científica comprovado
Os interessados devem enviar e-mail acompanhado de CV para: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo



  • Laboratório de Tráfego Intracelular de Proteínas - FMRP-USP

Vagas para alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) para estudo de mecanismos moleculares envolvidos no endereçamento de proteínas aos compartimentos intracelulares das vias secretória e endocítica e a utilização/alteração destes por proteínas acessórias do vírus HIV. Seleção pelo programa de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da Fac. de Medicina de Ribeirão Preto –USP.

Interessados, favor entrar em contato com Prof. Luis Lamberti P. da Silva pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


  • Vaga para doutorado no laboratório de Telômeros, Depto de Genética, UNESP-Botucatu

para trabalhar com projeto envolvendo interaçao entre as maquinarias de reparo e a maquinaria telomérica no protozoário Leishmania.
Candidatos interessados deverao enviar email para Profa. Maria Isabel Nogueira Cano, Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , contendo resumo do CV Lattes,
historico escolar recente da graduação e/ou do mestrado.


  • Doutorado direto na FMRP-USP
Doutorado direto na área de Mecanismos moleculares e mitocondriais envolvidos na resistência à apoptose no câncer. Seleção pelo programa de Pós-graduação em Bioquímica, FMRP-USP.

Interessados devem enviar C.V. Lattes, além de nome e endereço de 2 referências para contato para: Prof. Carlos Curti, Departamento de Física e Química, Fac. Ciências Farmacêuticas Rib. Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP. E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo



  • Estão abertas inscrições para o edital de seleção para alunos de mestrado e doutorado na UESC, Ilhéus, Bahia.
As inscrições são nos programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (nota 4 CAPES) e Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (nota 3 CAPES).
 
O Laboratório de Biologia de Fungos da UESC em Ilhéus, Bahia, tem vagas abertas para as seguintes linhas de pesquisa: Mecanismos de resistência de fungos e Biotecnologia de produtos naturais
 
O laboratório é coordenado pelos Profs. Dr. Martin Brendel e Dra. Cristina Pungartnik.
 
Interessados verificar trabalhos dos coordenadores nos Lattes http://lattes.cnpq.br/3796405213411192  - Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo e http://lattes.cnpq.br/5706891624668583 - Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
 
Informações sobre os processos seletivos: www.uesc.br



  • Prof. Igor Polikarpov, do Instituto de Física de São Carlos/IFSC, USP

está oferecendo oportunidades de projetos de Mestrado e Doutorado para trabalhar sobre temas relacionados a desenvolvimento de tecnologias de Biocombustíveis de segunda geração, incluindo estudos e pré-tratamento da biomassa, hidrólise enzimática e fermentação.

Estas pesquisas estão diretamente relacionadas com o Projeto Temático “Estrutura e Função de Enzimas e Proteínas Auxiliares de Trichoderma, Ativas na Hidrólise da Parede Celular”, recentemente aprovado pela FAPESP como parte do Programa BIOEN (FAPESP Bioenergy Program), e serão desenvolvidas no âmbito do INCT do Bioetanol e da Rede USP da BIOENERGIA.

O objetivo é compreender de maneira mais profunda as relações entre estrutura-função que governam as atividades catalíticas de enzimas lignocelulolíticas, processos de hidrólise de biopolímeros e fermentação industrial usando abordagem transdisciplinar da Biologia e Bioquímica Moleculares e Estruturais, Biofísica e Bioinformática.  Os alunos interessados, por favor, entrar em contato através do e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo (Prof. Igor Polikarpov) e Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo (Dra. Maria Auxiliadora M. Santos).


  • Laboratório de Biologia Vascular, Instituto do Coração, HC/FM-USP
     
02 Vagas para Treinamento Técnico Nível III- Bolsa FAPESP para  desenvolvimento de vetores virais.
Os interessados devem enviar e-mail para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ]


  •  Laboratório de Tecido Conjuntivo do Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ)

Vaga para aluno de doutorado. O projeto de pesquisa envolve o estudo da atividade anticoagulante e antitrombótica de heparina e outros polissacarídeos sulfatados.Bolsa: CNPqLocal de trabalho: Laboratório de Tecido Conjuntivo, HUCFF, Instituto de Bioquímica Médica – UFRJInteressados enviar o CV para o Prof. Paulo Mourão ( Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo )


  • Laboratório de Controle Pós-Transcricional de Expressão Gênica

Vagas para alunos de pós-graduação para trabalhar em  Projeto Temático FAPESP de Biologia Molecular Estrutural.

Profa. Dra. Carla Columbano de Oliveira, Laboratório de Controle Pós-Transcricional de Expressão Gênica, Departamento de Bioquímica, Instituto de Química-USP, São Paulo

Interessados: favor enviar CV e histórico escolar da graduação para o e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

  • The Institute (http://www.igc.gulbenkian.pt) is located in Oeiras, a small sea-side town 12 Km away from Lisbon, next to several other research institutions. I started the Computational Genomics group recently http://eao.igc.gulbenkian.pt/CGL), a group dedicated to studying evolutionary cell biology using computational tools.

We are now looking for a post-doctoral fellow to work on the development of an automated system for reconstruction of protein trafficking pathways. This involves a mixture of small-scale sequence and structural analysis as well global genomic analyses, combined with the design and implementation of databases, visualisation and querying systems.
This post would suit someone with prior experience in Bioinformatics and/or computer science, with an interest in evolution, genomics and cell biology. Human unicellular pathogens such as Trypanosomes are of special interest to us. The appointment is for two years, with the possibility of extension.
The contract will be a post-doctoral fellowship of 1495€/month tax-free (following the Portuguese "Fundação para a Ciência e Tecnologia" scale). The successful candidate would be encouraged to apply for independent funding from international funding bodies.

Another line of research in the group deals with evolution and algorithms to detect modularity in molecular networks - expressions of interest from students/post-docs in this area would be welcome.

Informal enquiries can be made to me, via email ( Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo )

Thanks!l

José Pereira-Leal, PhD, Computational Genomics Laboratory, Instituto Gulbenkian de Ciencia

Rua da Quinta Grande 6 - Apartado 14, P-2781-901 Oeiras, Portugal 


  • Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas-IPEC, Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ
Vagas de Mestrado e Doutorado de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas.
Informaçoes: (0xx21) 3865-9581 / 3865-9559.
www.ipec.fiocruz.br


  • NUCEL-Núcleo de Terapia Celular e Molecular
Está recrutando pessoal qualificado (graduado, mestrado ou doutorado) para participar dos projetos de pesquisa básica e tecnológica do NUCEL (Núcleo de Terapia Celular e Molecular) cujo site pode ser acessado em: www.nucel.prp.usp.br

As pessoas selecionadas poderão receber bolsas DTI (de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) do CNPq.
Favor enviar currículo para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , mencionando no Assunto: Recrutamento-NUCEL. O Laboratório de Bioquímica da Universidade Federal de Mato Grosso, tem interesse em bolsista DCR (Desenvolvimento Científico Regional), familiarizados com métodos bioquímicos (dosagens bioquímicas, atividade enzimática, biologia molecular).
As linhas de Pesquisa do Laboratório são na Área de Farmacologia de Produtos Naturais (plantas antidiabéticas) e Metabolismo.
Detalhes sobre as bolsas podem ser encontrados nos sites www.cnpq.br (bolsas e auxílios), www.fapemat.br .
Maiores informações Profa. Nair Honda Kawashita, e-mail – \n Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo =""> Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , telefone – (65) 3615-8765

 
© 2017 SBBq - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular