:: Home arrow Serviços arrow Como obter o CPF
 
Como obter o CPF
Para se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF), procurar uma das Agências ou do Banco do Brasil , ou da Caixa Economica Federal (CEF) ou dos Correios , levando a documentação necessária.

O custo desse atendimento é de R$ 5,50 (atuliazado em 07/02/2006)

Documentos Necessários (maior de 18 e menor de 70 anos)

  • Documento de identidade do interessado que comprove a filiação (pode ser a carteira de identidade, a certidão de nascimento, etc.);
  • Título de eleitor ou Certidão emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral ou cartório eleitoral atestando a inexistência do alistamento eleitoral (esta certidão deve ser apresentada apenas por quem for obrigado ao alistamento eleitoral). 

Atenção: nesta faixa etária, somente não estão obrigados a ter título de eleitor: apenados    (presos); conscritos (recrutas); analfabetos; estrangeiros; e incapazes.
  • Caso o solicitante seja o representante legal, além dos documentos acima, apresentar: documento de identidade do procurador e procuração particular com firma reconhecida ou pública.

Documentos Necessários (para Estrangeiro residente no país)

  • Original ou cópia autenticada de Documento de identidade do interessado (pode ser a carteira de identidade emitida no país de origem ou documento expedido pela embaixada do país de origem) ou RNE - Registro Nacional de Estrangeiro ou Passaporte ou Protocolo RNE acompanhado de tela de consulta impressa do SINCRE (Sistema Nacional de Estrangeiros) em que constem os dados cadastrais.
  • Os documentos quando não expressos no idioma nacional, deverão ter tradução juramentada.

Atenção: A solicitação de CPF para estrangeiro que está no Brasil será concluída posteriormente em unidade da Receita Federal. O interessado deverá aguardar correspondência com a convocação para o comparecimento numa unidade da Receita, portando os documentos acima referidos e o Protocolo com o código de atendimento na conveniado.

Procurador: Se o pedido for feito por procurador, apresentar cópia autenticada, ou cópia simples, acompanhada do original, de procuração particular com firma reconhecida ou de procuração pública. Deverão ser apresentados documentos, ou cópia simples para comprovação da assinatura.


Segunda Via do CPF
Para solicitar 2ª Via do cartão CPF, o interessado deverá procurar diretamente uma das Agências do Banco do Brasil, ou da CEF ou dos Correios, levando consigo:
  • O número da inscrição no CPF;
  • Documento de identificação do interessado;
  • Título de eleitor (apenas para os obrigados a possuir este documento);
  • Essa operação terá um custo de R$ 5,50.


Documentação para outras Faixas Etárias
 
© 2018 SBBq - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular