44 RA SBBq 2015

A 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) em conjunto com o 23o. Congresso Internacional da “International Union of Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB)” - Biochemistry for a Better World, realizou-se no período de 24 a 28 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Conforme estabelecido pela IUBMB este Congresso Internacional visa congregara comunidade mundial em ciências da vida, criandoredesque transcendemas barreirasderaça, cultura, gênero estatus econômico, criandocaminhos paraos jovens cientistas arealizar o seu potencial e promovendo a livre circulaçãode cientistasde todas as nações.

Já a Reunião Anual da SBBq caracteriza-se por ser um momento de formação e de enriquecimento científico, e também de encontro e de reflexão sobre a contribuição da pesquisa brasileira no cenário internacional.

Em 2015, a união desses dois eventos possibilitou uma maior visibilidade da ciência nacional e difundiu entre a comunidade estrangeira a qualidade da pesquisa científica realizada no Brasil. Além de dar oportunidade aos pesquisadores brasileiros de estabelecer colaborações com pesquisadores estrangeiros de alto nível.

A conferência inaugural intitulada “From the Structure and Function of the Ribosome to New Antibiotics” foi proferida pelo Prof. Dr. Tom Steitz, da Yale University, USA. O Dr. Steitz , laureado com o The Nobel Prize de Química em 2009, salientou a importância da pesquisa básica para o avanço da ciência e da tecnologia. Descrevendo sua trajetória de construção de conhecimento sobre os ribossomos e a produção de proteínas nas células, o cientista enfatizou a necessidade de entender as estruturas e o funcionamento dos sistemas para, então, progredir na solução de problemas.

Destacamos, ainda a presença de:

Martin Chalfie, Columbia University Biological Sciences – USA. Agraciado com o prêmio Nobel da Química em 2008. O Dr. Chalfie ministrou a palestra “Determining Neuronal Fate in C. Elegans”, onde explanou sobre sua pesquisa com neurotransmissores e a contribuição do uso da GFP para destacar estruturas moleculares e célulares.. Ele destacou a importância do esforço coletivo no desenvolvimento de pesquisas.

Kurt Wüthrich, The Scripps Research Institute, La Jolla, CA, USA. Agraciado com o prêmio Nobel da Química em2002. Em sua palestra intitulada “NMR Spectroscopy in Molecular Structural Biology”o Dr. Wüthrich discorreu sobre a contribuição das técnicas de ressonância magnetica nuclear para a determinação de estruturas macromoleculares e sua aplicação em estudos de interações moleculares de proteínas e ácidos nucleicos em solução. techniques for macromolecular structure determination in solution and for studies of intermolecular interactions; applications in structural genomics, proteomics and biomedical. “NMR Spectroscopy in Molecular Structural Biology”.

Johann Deisenhofer, The University of Texas Southwestern Medical Center and German Academy of Natural Scientists Leopoldina. Agraciado com o prêmio Nobel da Química em1988. O Dr. Deisenhofer proferiu a palestra “Structural Biology of Photosynthetic Light Reactions” onde apresentou uma perspectiva histórica e atual da dos métodos para determinação da estrutura tri-dimensional do centro de reação da fotossíntese.molecules using computational methods.Structural Biology of Photosynthetic Light Reactions.

Bruce Alberts, University of California (San Francisco), USA ”, “The Problems and Challenges in Biomedical Sciences”. O Dr. Alberts foi editor-chefe da revista Science de 2009 a 2013 e presidente da Academia Nacional de Ciências Norte-Americana por doze anos. Durante sua gestão na NAS, dedicou-se a desenvolver novos parâmetros para o ensino de ciências nos EUA, que acabaram por ser implementados em todo o país – um modelo que ele chama de “science as inquiry” (ciência como investigação). O princípio do método proposto por Alberts é justamente fazer o estudante lidar com um problema, antes de mostrar respostas prontas. “A ciência baseada em investigação é como a ciência deveria parecer na escola”.

 

Mais detalhes em www.sbbq.org.br/iubmb2015


 
 
 
SBBq

Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq

Av. Prof. Lineu Prestes, 748
Bloco 3 superior, Sala 0367
Cep 05508-000
Butantã – São Paulo, SP

Telefone/fax: (011) 3815-5798

e-mail: sbbq@sbbq.org.br