XLVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) realizou-se no período de 14 a 17 de maio de 2019, no Centro de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Lindóia, SP, Brasil.

O Programa Científico Reunião Anual foi dividido em Simpósios, Conferências e Apresentação de Cartazes. Foram apresentados 472 cartazes, 2 Conferências Plenárias, 9 Conferências, 24 Simpósios, dos quais 3 ministrados por estudantes de graduação, pós-graduação e recém doutores (Simpósio Jovem Cientista SBBq-Conesul).

A Conferência inaugural foi ministrada pelo pelo Prof. Dr. Gerald W. Hart, University of Georgia, USA, sua palestra intitulada “Nutrient Regulation of Transcription & Signaling by O-GlcNAc”. O Dr. Hart ganhou sua reputação no início dos anos 1980, quando ele e um colega descreveram pela primeira vez a O-glicosilação de proteínas celulares. Desde então o grupo do Dr. Hart fez inúmeras contribuições para a caracterização estrutural e funcional desse tipo de modificação pós-traducional de proteínas, que hoje se sabe, desempenha papéis centrais na biologia celular e tem importância em doenças como diabetes, Alzheimer e câncer.

Cursos 
Foram realizados 3 cursos para estudantes de nível superior e pesquisadores: Curso 1: “Ciência da cerveja: princípios teóricos e práticos“, ministrado pelo Prof. Dr. Gabriel Hornink, Unifal, MG; que teve o intuito de introduzir aos participantes os aspectos científicos envolvidos no processo, destacando os conhecimentos Bioquímicos envolvidos, além de inserir algumas práticas sensoriais com maltes e lúpulos. Curso 2:
“Usando análises de famílias de proteínas para planejar experimentos in vitro, in vivo e in silico”, ministrado pelos Profs. Dr. Lucas Bleicher, UFMG; José Ribamar dos Santos Ferreira Júnior, EACH-USP e com o apoio de Néli José da Fonseca Júnior da UFMG (estudante de doutorado). Este curso visou a apresentação de ferramentas computacionais para a identificação de posições importantes em uma proteína a partir de análises de conservação. Curso 3: “Simulação Computacional de Biomoléculas", ministrado pelo Prof. Dr. Guilherme Menegon Arantes, IQ-USP, foi um curso introdutório sobre as bases conceituais que suportam a aplicação de metodologias de simulação, assim como sobre as ferramentas disponíveis para bioquímicos modernos para obtenção e análise de resultados de simulação e modelagem biomolecular

Simpósio Jovem Cientista SBBq-Cone Sul. Este Simpósio tem como objetivo principal proporcionar aos Jovens Cientistas do Brasil e dos países do Cone Sul a oportunidade de apresentar oralmente um trabalho durante o evento e assim compartilhar experiências científicas e interagir com pesquisadores seniores do Brasil e do outros países da América Latina. Foram selecionados 10 participantes, sendo 5 do Brasil, 5 da Argentina, todos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos oralmente no formato de cartaz.

Participantes: Nesta Reunião estiveram presentes 675 participantes (nacionais e estrangeiros). Dos quais 43,40%  dos participantes eram estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), e 12,4% eram alunos de iniciação científica e 5,3% Pós Doutores. Os pesquisadores seniores representavam 38,80% do total de participantes. Os participantes estrangeiros (estudantes de pós-graduação, iniciação científica, pesquisadores seniors e os convidados), compunham cerca de 7% do total.

23o Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida. A SBBq promoveu com o apoio da GE Health Science a 23ª edição do concurso Jovem Talento em Ciências da Vida – “Para quem acredita que pode contribuir para um mundo melhor”. Durante os meses que antecederam à Reunião Anual inscreveram-se 91 candidatos, dos quais, 86 de diversas Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e 5 candidatos do exterior (1 do Chile, 3 da Argentina e 1 do USA). Clique aqui para ver o resultado 

19o Prêmio SBBq
 tem o objetivo de destacar os aspectos relevantes e qualidade do trabalho científico e incentivar estudantes e pesquisadores  a contribuírem de forma relevante para o desenvolvimento da pesquisa científica no país através dos trabalhos apresentados na forma de cartaz. Clique aqui para ver os Premiados

2o Prêmio SBBq-Leopoldo de Meis. Foi instituido o Prêmio SBBq - "Leopoldo de Meis ” em reconhecimento a pesquisadores que tenham contribuído de forma destacada para a pesquisa e o ensino em Bioquímica e Biologia Molecular no País ao longo de suas carreiras. Nesta primeira edição a vencedora foi o Dr. Anibal E. Vercesi da UNICAMP.

2o Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular "Bayardo B. Torres". O objetivo do prêmio, além de homenagear o Dr. Bayardo B. Torres do Instituto de Química da USP, também  foi estimular estudantes, professores e pesquisadores na área de Bioquímica e Biologia Molecular a divulgarem suas práticas educacionais e materiais produzidos, valorizando e dando visibilidade para tal produção. Clique aqui para ver os Premiados

Palestras Técnicas

Além das atividades científicas, as empresas como: Agilent Technologies, BD, GE Healthcare Life Sciences, Greiner Bio-One Brasil, Hexis, Illumina, Kasvi, Leica, Merck, Progressa também organizaram palestras técnicas e cursos.

Clique neste Link para ter acesso a sua área restrita . Entre com seu login e senha para imprimir recibos, certificados 
 
 


 
 
SBBq

Av. Prof. Lineu Prestes, 748
Bloco 3 superior, Sala 0367
Cep 05508-000 - Butantã – São Paulo, SP

Telefone: (011) 3815-5798

e-mail: sbbq@sbbq.org.br