A XLII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) realizou-se no período de 18 a 21 de maio de 2013, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel , em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

O Programa Científico desta Reunião Anual foi dividido em Simpósios, Conferências e Apresentação de Cartazes. Foram apresentados 950 cartazes, 23 Simpósios, dos quais 5 ministrados por estudantes de graduação, pós-graduação e recém doutores (Simpósio Jovem Cientista SBBq-Conesul), 14 Conferências e 1 Grupo de Discussão Temático na área de Metabolismo Energético.

A conferência inaugural intitulada “Is Cancer a Prion Disease? Amyloidogenic and Prion-Like Properties of Mutant p53” foi proferida pelo Prof. Dr. Jerson Lima da Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e Diretor Científico da FAPERJ.

4a Edição do “Simpósio Jovem Cientista SBBq-Cone Sul”. Este Simpósio tem como objetivo principal proporcionar aos Jovens Cientistas do Brasil e dos países do Cone Sul a oportunidade de apresentar oralmente um trabalho durante o evento e assim compartilhar experiências científicas e interagir com pesquisadores seniores do Brasil e do outros países da América Latina, além disso contribui com inserção internacional, integração e colaboração entre os países da América Latina. Foram escolhidos 20 participantes, sendo 16 do Brasil, 4 do Uruguai, e 1 do Peru. Estes candidatos selecionados foram agrupados em 5 diferentes simpósios para apresentação oral de seus trabalhos. Além disso, todos os palestrantes também apresentaram seus trabalhos no formato de cartaz durante a reunião.

Participação: Nesta Reunião estiveram presentes 1214 participantes (nacionais e estrangeiros). Aproximadamente 42% dos participantes eram estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e 24% eram alunos de iniciação científica. Os pesquisadores seniores representavam 30% do total de participantes. Os participantes estrangeiros (estudantes de pós-graduação, iniciação científica, pesquisadores sêniors e os convidados), compunham cerca de 4% do total.

Grupo de Discussão Temático” foi sobre Metabolismo Energético. A finalidade desta atividade foi estimular a discussão entre sócios e estudantes com interesse em uma mesma área temática, servindo de complementação aos simpósios, conferências e visitas aos cartazes. Foi discutido ainda o conteúdo dos trabalhos científicos dos estudantes. O grupo de discussão temático foi coordenado pela Dr. Alicia Juliana Kowaltowski do Instituto de Química da USP. Participaram 40 congressistas entre estes estudantes de iniciação científica, pós-graduação e pesquisadores sêniors, que foram distribuídos em 6 mesas coordenadas por um pesquisador sênior com 8 pessoas em cada uma delas.

17o Prêmio Jovem Talento em Ciencias da Vida. Clique aqui para ver o resultado

Prêmio SBBq tem o objetivo de destacar os aspectos relevantes e qualidade do trabalho científico e incentivar estudantes e pesquisadores a contribuírem de forma relevante para o desenvolvimento da pesquisa científica no país através dos trabalhos apresentados na forma de cartaz. Clique aqui para ver os Cartazes Premiados

Palestras Técnicas: Além das atividades científicas, as empresas como: ABSciex, Agilent Technologies, BD, Beckman Coulter, Eppendorf, GE Healthcare Life Sciences, Illumina, Leica Microsystems, Life Technologies, Molecular Devices, Qiagen, Sigma Aldrich, Sinapse, Waters, Uniscience, também organizaram cursos e seminário técnicos que aconteceram simultaneamente às atividades da 42ª. Reunião Anual da SBBq

Link para certificados e recibos

Link para acesso ao cd-rom - livro de resumos.

LIVRO DE PROGRAMA E ÍNDICE DE RESUMOS (pdf)



 
 
SBBq

Av. Prof. Lineu Prestes, 748
Bloco 3 superior, Sala 0367
Cep 05508-000 - Butantã – São Paulo, SP

Telefone: (011) 3815-5798

e-mail: sbbq@sbbq.org.br