Prêmio Bayardo Torres

2o PRÊMIO NACIONAL DE ENSINO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR BAYARDO BAPTISTA TORRES

 

DA PROMOÇÃO

1. O Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres está em sua segunda edição e foi idealizado pela equipe da Revista de Ensino de Bioquímica e pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, tendo seu nome como homenagem ao professor Bayardo Baptista Torres.

2. O Prêmio tem caráter educacional, sem qualquer modalidade de sorteio, visando estimular professores e pesquisadores da área da Bioquímica e Biologia Molecular a divulgarem suas práticas docentes e materiais educacionais produzidos, assim como valorizar tal produção.

 

DOS PARTICIPANTES

3. Poderão participar discentes, docentes e pesquisadores de instituições públicas e privadas do Brasil.

3.1 Não poderão participar da premiação editoras ou empresas de materiais didáticos.

3.2 Durante o processo de submissão do trabalho, no sistema da Revista de Ensino de Bioquímica, deverá ser explicitada a participação de cada autor no campo "Comentários para o editor", no sistema de submissão da revista.

4. Cada participante poderá inscrever no máximo um trabalho como primeiro autor, independentemente da seção.

 

DAS CATEGORIAS

5. Há duas categorias para o envio dos trabalhos, que deverão obrigatoriamente abordar algum dos conteúdos trabalhados na Bioquímica e/ou Biologia Molecular: materiais didáticos e práticas de ensino.

6. Cada trabalho poderá ser inscrito em somente uma categoria.

7. As categorias consistem em:

7.1 Materiais didáticos: incluem-se materiais para o ensino de Bioquímica e/ou Biologia Molecular, podendo ser digital (software, vídeo, tutorial etc.) ou físico (jogos de tabuleiro, cartas etc.).

7.2 Práticas de ensino: incluem-se atividades didáticas inovadoras (desenvolvidas e aplicadas até a data de inscrição do prêmio), tais como, aulas práticas, construção de modelos, métodos diferenciados (PBL, dramatização, criação de vídeos, construção de jogos), entre outras possibilidades.

 

DO CRONOGRAMA

8 As datas estão apresentadas a seguir:

Abertura das inscrições: 01/novembro/2018

Prazo de submissão: 08/janeiro/2019

Resultados preliminares: 18/março/2019

Prazo para recursos: 22/março/2019

Resultado final: 01/abril/2019

Premiação: encerramento da 48a reunião anual da SBBq 2019

 

DAS INSCRIÇÕES

8 A submissão dos trabalhos ocorrerá exclusivamente pelo site da Revista de Ensino de Bioquímica - REB (http://www.bioquimica.org.br), até às 23:59 do último dia de inscrições (08/janeiro/2019).

10 A submissão na REB deverá ocorrer exclusivamente na seção "Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular", usando os modelos disponibilizados na Revista e neste edital.

11 O material deverá estar completo e enviado como arquivo do Word (.doc).

12 A prática de ensino ou material didático deverá ter sido aplicada e avaliada até sua submissão.

13 A submissão deverá conter:

    • Trabalho em arquivo do Word (*.doc), usando o modelo para o prêmio indicado no site da Revista, como arquivo principal da submissão (link[1] );
    • Materiais suplementares: Arquivos do Word da atividade, roteiros, tabuleiros, material ou fotos detalhadas que possibilitem a avaliação da submissão (como arquivo suplementar).

14. O arquivo do trabalho contará com os seguintes elementos: título; resumo; abstract; categoria, ano de desenvolvimento e aplicação; tipo de material ou prática; fica da atividade ou material; introdução sobre a temática abordada; desenvolvimento do material ou prática; procedimentos de avaliação; procedimento de uso do material ou aplicação da atividade; potencial educacional; diferencial com os materiais/ atividades pré existentes; avaliação de uso/ prática; considerações finais.

14.1 O arquivo poderá ter até 12 páginas, excluídos os anexos, apêndices e arquivos suplementares com o material.

15. Não serão aceitas inscrições fora dos padrões ou dos prazos estabelecidos neste edital ou mesmo fora do sistema da revista.

16. Ao submeter sua inscrição no sistema da Revista, o participante declara que o material é de sua autoria, se responsabilizando por qualquer ônus decorrente de direitos autorais de outrem utilizados no trabalho.

 

DA AVALIAÇÃO

17. Os trabalhos serão avaliados às cegas por dois avaliadores e, no caso de divergência superior a dois pontos na nota, haverá uma terceira avaliação, sendo a nota final a média aritmética das notas obtidas.

18. Os trabalhos serão avaliados segundo os parâmetros no Apêndice A.

18.1 Cada parâmetro do Apêndice A será avaliado de 0 a 10.

18.2 O valor da média será expresso com duas casas decimais.

19. No caso de empate, será considerada a diferença entre a menor e maior nota recebida como critério de desempate (a menor diferença desempata).

 

DOS RECURSOS

20. O autor poderá enviar recurso aos resultados, dentro do prazo indicado no cronograma, devendo este estar devidamente fundamentado.

20.1 O recurso deverá ser enviado pelo sistema de comunicação, dentro da própria submissão do material no sistema da Revista (REB).

 

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

22. Os trabalhos premiados em primeiro lugar, em ambas categorias, serão apresentados no formato de "Mostra de Mídias Científicas", durante a reunião da SBBq, em horário pré-estabelecido, no estande da Revista de Ensino de Bioquímica.

22. Os demais trabalhos inscritos para o prêmio, classificados e não premiados, com nota igual ou superior a 7 (sete), também poderão ser apresentados no estande da revista, em horário pré estabelecido.

23. Os autores que forem apresentar os trabalhos ou receber os prêmios deverão estar inscritos na 48a Reunião Anual da SBBq.

23.1 Destaca-se que não haverá ajuda de custo para apresentação dos trabalhos não premiados no estande da revista, entretanto, serão certificados quanto sua apresentação no evento.

23.2 Recomenda-se que, além da apresentação no estande, que o participante inscreva o resumo do trabalho para apresentação como painel no evento.

 

DA PREMIAÇÃO

25. A premiação, com a entrega da menção honrosa, ocorrerá na 48a Reunião Anual da SBBq (14 e 17 de maio de 2019), em Águas de Lindóia-SP, durante a sessão de encerramento do evento.

26. No caso de autoria coletiva, o autor inscrito como principal será o responsável pelo recebimento do prêmio, podendo indicar outro autor no caso de sua ausência.

27. Os certificados das premiações não entregues durante a reunião da SBBq serão enviados por correio, no endereço informado na inscrição.

28. As despesas para locomoção e hospedagem deverão ser custeadas pelos participantes, sendo que a SBBq isentará a inscrição para participação no evento dos primeiros colocados em ambas categorias.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

29. Todos trabalhos com nota mínima de 7 (sete) serão divulgados no número especial da Revista de Ensino de Bioquímica.

30. Os participantes autorizam a Revista de Ensino de Bioquímica e a SBBq a utilizarem, adequarem, publicarem e reproduzirem por qualquer meio digital ou impresso as imagens e conteúdos dos materiais e da premiação, sem restrição alguma ou ônus.

31. Este regulamento foi aprovado pelo conselho da SBBq e pelo conselho editorial da Revista de Ensino de Bioquímica.

32. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão da premiação.

 

São Paulo, 30 de setembro de 2018.

 

 

 

 

 

APÊNDICE A - Parâmetros de avaliação das submissões

O avaliador, após leitura/ utilização do material ou atividade didática, indicará uma nota de 0 a 10 (valores inteiros) para cada parâmetro. A nota final será o resultado de uma média ponderada pelos pesos indicados no quadro abaixo.

Somente serão aptos para premiação os trabalhos com no mínimo média 7,0.

Parâmetro

Comentários

Peso

Design/ layout*

Design como um todo, observando a distribuição dos elementos, cores, fontes.

1

Qualidade das imagens estáticas ou dinâmicas*

As imagens, vídeos e animações precisam ter boa qualidade, possibilitando a visualização sem problemas.

1

Uso correto da linguagem

Uso das normas da língua portuguesa e clareza textual.

1

Intuitividade de uso ou aplicação

O jogo ou prática precisa ser claro e intuitivo, ou seja, apresentado de tal forma que qualquer professor possa usá-lo/ aplicá-lo em sala de aula.

1

Isenção de erros ou problemas no uso do material

Outro professor deve conseguir fazer a prática ou usar o material sem problemas de execução por travamentos ou informações/ procedimentos incompletos.

1

Adequação do material ao público-alvo

O aprofundamento, tipo de material/ atividade e linguagem devem ser adequados ao público alvo.

1

Coerência com os objetivos educacionais indicados

O material/ atividade deve coerente com os objetivos educacionais e com o nível educacional indicado.

1

Rigor científico das informações

Os conteúdos devem estar corretos, indicando referencial atualizado.

2

Inovação na forma de abordagem do conteúdo

O material ou prática deve inovar no modo de abordar a temática escolhida, tendo em vista os pré-existentes, trazendo contribuições diferenciais.

3

Potencial educacional

O material/ prática deve trazer elementos didático-pedagógicos que potencializam, de fato, o ensino-aprendizagem e não seja apenas transposições ou reproduções pré-existentes.

3

*Somente para categoria materiais didáticos

1o A nota final será a nota média de duas avaliações.

2o Caso a diferença entre as média das avaliações seja igual ou superior a dois pontos, haverá um terceiro avaliador e a nota será a média das três avaliações.

3o No caso de empate, a diferença entre a maior e menor nota determinará a colocação (quanto menor a diferença, maior a colocação).



 
 
 
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