A Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular instituiu o Prêmio SBBq-”Leopoldo de Meis” em reconhecimento a pesquisadores membro da SBBq que tenham contribuído de forma destacada para a pesquisa e o ensino em Bioquímica e Biologia Molecular no País ao longo de suas carreiras.

O Prêmio consiste de:

I – Diploma

II – Placa ou troféu

III – Importância em dinheiro.

IV – Palestra durante a Reunião Anual da SBBq

A SBBq irá assegurar recursos financeiros para a implementação de um valor mínimo de premiação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

A Diretoria da SBBq fará esforços para atrair patrocinadores para o Prêmio e eventualmente o seu valor poderá ser acrescido de recursos provenientes de instituições públicas ou privadas ou de contribuições de pessoas físicas.

O Prêmio tem caráter individual e indivisível e será concedido uma vez a cada 2(dois) anos.

A cada edição, a Diretoria da SBBq irá nomear uma Comissão Especial composta por até 5(cinco) pesquisadores com reconhecida liderança e representatividade na comunidade científica para apreciar candidaturas ao Prêmio.

A SBBq irá convocar seus sócios para indicar 3 nomes para a candidaturas ao Prêmio. As candidaturas deverão ser submetidas à Comissão Especial, acompanhadas por uma apresentação e justificativa da candidatura, incluindo curriculum vitae resumido em, no máximo, cinco laudas e deverá ser encaminhada para o email: sbbq@sbbq.org.br

A Comissão Especial irá avaliar as candidaturas em uma sessão comparativa e indicará um vencedor para o Prêmio. A Comissão Especial poderá deixar de apontar nomes para o Prêmio, caso não existam no seu entender pesquisadores com a qualificação desejável.

O nome indicado pela Comissão Especial deverá ser referendado pela Diretoria da SBBq.

Poderão participar Membros Ordinários da SBBq com anuidade em dia.

Não são elegíveis para a indicação deste Prêmios os Membros Ordinários membros do Colegiado Diretor da SBBq.

Prazos para Indicação de Nomes: até 31 de Março de 2017

Prazo para avaliação: até 30 de abril de 2017