Informações Gerais sobre ciência, política científica, divulgação de links para outras notícias

  • Pint of Science: http://pintofscience.com/  The Pint of Science festival aims to deliver interesting and relevant talks on the latest science research in an accessible format to the public – mainly across bars and pubs. We want to provide a platform which allows people to discuss research with the people who carry it out and no prior knowledge of the subject is required. It is run mainly by volunteers and was established by a community of postgraduate and postdoctoral researchers in 2012
  • Café na Bancada: http://cafe-na-bancada.com.br/ : As pessoas imaginam cientistas como seres que misturam líquidos coloridos, fazem as coisas brilharem, eventualmente explodirem e de vez em quando descobrem algo de útil. Mas o que muitos não sabem é que cientistas também são gente (ou quase) com interesses, gostos e senso de humor como qualquer outra pessoa (ou quase). É justamente para isso que estamos aqui: mudar a imagem dos cientistas e da ciência perante o mundo! Se essa imagem vai mudar para melhor ou ser completamente destruída, isso só o tempo dirá. Somos cientistas, bebemos café e trabalhamos na bancada.
  • Projeto Ciência para o Brasil da Academia Brasileira de Ciências http://www.abc.org.br/?-Projeto-de-Ciencia-para-o-Brasil- : Visando reforçar o papel da ABC como centro de pensamento e de formulação de políticas públicas amparadas no conhecimento científico e tecnológico, a diretoria da ABC resolveu promover uma iniciativa denominada “Projeto de Ciência para o Brasil”. Tal esforço mobilizará alguns dos melhores cientistas brasileiros, que terão por desafio elaborar um documento com propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país. Esta atividade ganha importância especial em uma época de crise como a que ora atravessamos, quando se torna necessário construir novos caminhos, que permitam ao país um futuro melhor para sua população
  • Portal Brasileiro da Informação Científica – CAPES: O Portal Periódicos CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 9530 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet
  • Plataforma LATTES: A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia.
  • PubMed: PubMed é um serviço na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos que inclui 17 milhões de citações do MEDLINE e de outras revistas.
  • Scopus: O Scopus é uma base de dados de resumos e citações
  • Manual de Cuidados e Procedimentos com Animais de Laboratório: Este manual foi produzido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e o Instituto de Química da USP. e tratam de temas centrais que envolvem a administração e manutenção de um Biotério para criação e experimentação animal de padrão internacional.
  • CONCEA – Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal: é órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia e, dentre as suas competências destacam-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como estabelecer procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal.
  • CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança: tem a finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGM e derivados.
  • Caderno de Biossegurança Legislação: Aqui estão reunidos todos os textos legais referentes à Biossegurança no Brasil: Leis, Decretos Federais, Resoluções Ministeriais, além das Instruções Normativas da CTNBio.
  • Legislação sobre Propriedade Intelectual: Dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado, a repartição de benefícios e o acesso à tecnologia e a transferência de tecnologia para sua conservação e utilização.
  • Legislação Acesso ao Patrimônio Genético e a Tecnologias Associadas :Estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança – PNB

 

 

SBPC – Royalties do Petroleo
Cooperação Brasil-Portugal
Cursos e Workshops
Eventos Nacionais
Eventos Internacionais