Cronograma Anual do PMBqBM

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PMBqBM PARA O ANO DE 2018


Mês

Data

Assunto

Observação

Janeiro

 

Matrícula dos aprovados na IES.

A data é estabelecida nas diretorias/secretarias acadêmicas em cada IES.

Até dia 31/01

Envio de dados de atividades do ano anterior dos docentes e discentes para SUCUPIRA.

Inserção dos dados na plataforma Sucupira.

Fevereiro

-

Envio dos dados dos MATRICULADOS e dos orientadores para cadastro no Sucupira.

Cadastro na plataforma Sucupira dos ingressantes do primeiro semestre.

Março

01 a 10/03

Relatório Sucupira CAPES.

 

15 a 30/03

Inscrições de novos orientadores

Análise e decisão final será feita na Reunião do Colegiado Geral na reunião da SBBq. A divulgação será feita a seguir.

1 a 30/03

Eleições para novos representantes Discentes

Eleições para novos docentes membros do Colegiado Geral

 

Abril

01 a 15/04

Envio dos projetos completos dos alunos de mestrado e doutorado ingressantes e sugestão de co-orientadores.

O orientador NÃO pode fazer o convite ao co-orientador antecipadamente. Esta é uma função da Coordenação do Programa.

15 a 30/04

Envio dos relatórios anuais dos alunos regulares

Solicita-se um mês para o co-orientador emitir o parecer.

Maio

1ª. Semana

Definição dos co-orientadores dos alunos ingressantes.

Divulgação após aceite dos convites (Consultas on line ).

3ª. Semana

Envio dos projetos aos co- orientadores.

Solicita-se um mês para o co-orientador emitir parecer.

26 a 29/05

IV Encontro Anual do PMBqBM junto à 47ª Reunião Anual da SBBq (26 a 29/05/2018) – Joinville-SC

Apresentação de trabalho ou projeto dos alunos é obrigatória.

Setembro

Até 15/9

Coordenadores locais devem enviar dados do número de vagas para ingressantes no ano seguinte.

Máximo 03 alunos/docente.

Outubro

1ª. Semana

Publicação do Edital de convocação do exame de ingresso para o 1° semestre.

 

30 dias

a partir da

divulgação do Edital

Inscrão dos candidatos para o exame de ingresso.

Inscrão na IES local. Após encerramento das inscrições enviar dados para secretaria do PMBqBM através do sistema SIAD

Novembro

1ª semana

Elaboração das provas pela comissão de seleção designada pelo Colegiado Geral.

 

2ª e 3ª semana

Provas de seleção dos candidatos (conhecimentos+ inglês + arguição).

Intervalo de 1 semana entre as provas e argüição para os candidatos ao Doutorado.

Dezembro

1ª  semana

Divulgação do resultado e análise de recursos.

Corrão das provas e análise dos recursos na IES local.



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PMBqBM PARA O ANO DE 2019


Mês

Data

Assunto

Observação

Janeiro

Até dia 31/01

Matrícula dos alunos aprovados no Edital 01/2018.

A data é estabelecida nas diretorias/secretarias acadêmicas em cada IES, desde que os alunos não sejam matriculados em Dezembro/2018, pois essa informação atrapalhará as estatísticas do Coleta Capes no SUCUPIRA referente ao fechamento do ano de 2018. Recomenda-se que as matrículas sejam feitas a partir de Janeiro/2019.

Envio de dados de atividades do ano anterior (2018) dos docentes e discentes para o Coleta Capes  no SUCUPIRA.

Inserção dos dados no Sistema SIAD.

Fevereiro

01 a 28/02

Envio dos dados dos ALUNOS MATRICULADOS e seus orientadores para cadastro no SUCUPIRA.

Cadastro na plataforma SUCUPIRA dos alunos ingressantes do 1º semestre/2019.

Relatório Sucupira CAPES.

Preenchimento pela Secretaria e Coordenação Geral

Março

15 a 30/03

Envio de solicitações de credenciamento de novos orientadores para aprovação;

Envio de solicitações de novas disciplinas optativas para aprovação.

Análise e decisão final será feita na Reunião do Colegiado Geral na reunião da SBBq. A divulgação será feita a seguir.

1 a 30/03

Eleições para novos representantes Discentes

 

Abril

01 a 15/04

Cadastro no sistema SIAD dos projetos completos dos alunos de mestrado e doutorado ingressantes e indicação de co-orientadores.

O orientador somente indica nomes através do sistema SIAD.  O Orientador NÃO pode fazer o convite ao co-orientador antecipadamente. Esta é uma função da Coordenação Geral do Programa.

15 a 30/04

Envio dos relatórios anuais referentes ao andamento dos projetos dos alunos regulares.

O co-orientador receberá um aviso via sistema SIAD e terá 30 dias para emitir o parecer, que deverá ser redigido também via sistema.

Maio

1ª a 3ª Semana

Definição, pela Coordenação Geral, dos co-orientadores dos alunos ingressantes.

Divulgação dos co-orientadores será após aceite dos convites (consultas on line no sistema SIAD).

Após o aceite o co-orientador terá acesso ao projeto e deverá emitir o parecer no prazo de 30 dias.

14 a 17/05

V Encontro Anual do PMBqBM junto à 48ª Reunião Anual da SBBq (14 a 17/05/2019) – Águas de Lindoia/SP

Apresentação de trabalho ou projeto dos alunos é obrigatória.

Agosto

1 a 15/08

Informações sobre disciplinas ministradas no 1º Semestre

As IES Associadas deverão enviar para a Secretaria Geral, informações sobre todas as disciplinas ministradas no 1º Semestre do ano corrente.

Setembro

1 a  15/9

Coordenadores locais devem enviar para a Secretaria Geral dados do número de vagas de cada orientador para os alunos ingressantes no ano seguinte.

Máximo 03 alunos/docente.

Outubro

1ª. Semana

Publicação do Edital de convocação do exame de ingresso de novos alunos ingressantes em 2019.

Será enviado via e-mail e publicado no site do PMBqBM

30 dias

a partir da

divulgação do Edital

Inscrão dos candidatos para o exame de ingresso.

Inscrão na IES local. Após encerramento das inscrições enviar dados para secretaria do PMBqBM através do sistema SIAD

Novembro

1ª semana

Elaboração das provas pela comissão de seleção designada pelo Colegiado Geral.

 

2ª e 3ª semanas

Provas de seleção dos candidatos (conhecimentos+ inglês + arguição).

Intervalo de 1 semana entre as provas e argüição para os candidatos ao Doutorado.

Dezembro

1ª  semana

Divulgação do resultado e análise de recursos.

Corrão das provas e análise dos recursos na IES local.

2ª e 3ª semanas

Cadastro do Relatório de Exame de Ingresso no sistema SIAD

As IES deverão preencher no sistema SIAD, as informações dos candidatos inscritos e os resultados das notas com aprovações e reprovações.

Informações sobre disciplinas ministradas no 2º Semestre

As IES Associadas deverão enviar para a Secretaria Geral, informações sobre todas as disciplinas ministradas no 2º Semestre do ano corrente.