Objetivo da chamada:

Criar a oportunidade para realização de escolas de altos estudos sobre tópicos relacionados à Bioquímica e Biologia Molecular no País, com apoio financeiro da IUBMB e administrativo da SBBq. As escolas devem contar com participantes discentes e pós-doutores de diversas regiões nacionais além de pelo menos 50% de jovens pesquisadores estrangeiros. Aulas devem ser ministradas por professores nacionais e internacionais.

Envio de Propostas:

Propostas para IUBMB-SBBq Schools devem ser enviadas até 30 de março de 2014 por e-mail com anexos em pdf para (congress@sbbq.org.br). As propostas devem conter:

- Título do evento proposto

- Local e datas (recomenda-se a duração de cerca de uma semana)

- Programa preliminar contendo nomes de professores convidados e programa de aulas. As atividades podem incluir aulas teóricas e práticas, seminários e visitas técnicas. Os estudantes participantes devem ter a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas em andamento em sessões de pôsteres, incluídas no programa. O conjunto de palestrantes/professores deve manter um bom equilíbrio entre estrangeiros e brasileiros, e todos os professores devem possuir excelente visibilidade internacional na sua área.

- Orçamento detalhando custos de transporte, estadia e alimentação/manutenção, locação de local, projeção e audiovisual, prêmios, auxílios, e custos administrativos.

- Previsão de serviços solicitados à SBBq, incluindo recolhimento de inscrições, resumos e taxas, uso de contas bancárias, e outros serviços administrativos devidamente explicitados, que serão cobrados dos organizadores do evento a preço de custo.

- Previsão de entrada de fundos, incluindo financiamento (pretendido ou já obtido) por agências de fomento (nacionais ou internacionais) e setor privado. Serão consideradas apenas aplicações com planejamento financeiro para custear o transporte e estadia da maioria dos professores e jovens pesquisadores, nacionais e internacionais, e que sejam auto-suficientes. A IUBMB aloca apoio financeiro de até US$ 20.000,00 para cada um destes eventos.

- Previsão de número de participantes. Espera-se cerca de 50-100 estudantes e pós-doutores participantes, em adição aos professores convidados. Os participantes discentes e pós-doutores devem se originar de diversas regiões nacionais e incluir pelo menos 50% de jovens pesquisadores estrangeiros. Espera-se que todos os participantes permaneçam no local da escola durante a duração do evento, para garantir maior interação entre estes.

Análise de propostas:

As propostas serão analisadas pelo conselho da SBBq quanto ao mérito, enquadramento na área e possibilidade de execução. Será selecionada uma proposta e encaminhada a IUBMB, onde também será avaliada pela diretoria executiva.

Implementação e organização dos eventos:

Recomenda-se que os pedidos sejam enviados cerca de um ano antes da realização do evento. Os proponentes devem entregar à SBBq comprovante de submissão do projeto a agências de fomento após a aprovação do conselho (que será realizada durante a reunião anual de 2014), e cópia do contrato de financiamento anteriormente à abertura de inscrições e divulgação do evento.

A organização local do evento, preparo de material de divulgação e impresso, pedidos de recursos, agendamento de viagens de palestrantes e prestação de contas será realizada pelo sócio proponente (a não ser em casos de solicitação desses serviços à SBBq, com ressarcimento dos custos incidentes). A SBBq fornecerá documentação fiscal referente aos custos administrativos oferecidos.