MOÇÃO DE APOIO à SBPC e ABC contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações e em defesa do apoio sustentado à C,T&I

 A Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, reunida em Natal-RN durante a 45a. Reunião Anual da SBBq, expressa seu integral apoio ao Manifesto que a SBPC, a ABC e outras 12 entidades enviaram ao presidente interino Michel Temer, contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações e em defesa do apoio sustentado à C,T&I como politica de Estado para o desenvolvimento nacional. É fundamental que o longo esforço do país na construção do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação seja preservado, com o descontigenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a recomposição dos orçamentos para a pesquisa e, principalmente, para as bolsas de pós-graduação que apoiam os jovens cientistas brasileiros, portadores do futuro para o Brasil.

Particularmente neste momento de enfrentamento de crise a SBBq conclama o governo ao diálogo com a comunidade científica para o efetivo planejamento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, e coloca-se pronta para atender ao chamado por maior engajamento da ciência brasileira no desenvolvimento da nação.

Aprovado pela Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, durante sua 45a Reunião Anual, realizada em Natal, RN, em 20/06/2016.

Comments are closed.