Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP

  The FAPESP thematic project: Decoding molecular and cellular aspects of Plasmodium as a tool for the development of new antimalarials has opened a Postdoctoral two years of position research. The development of the project will be in collaboration with the laboratory of Functional Genomics and Antimalarial Discovery at the Department of Clinical and Toxicological Analyses, School of Pharmaceutical Sciences, University of São Paulo, São Paulo, Brazil (https://www.topuniversities.com/universities/universidade-de-sao-paulo).

Our primary focus of interest is to elucidate how malaria parasites signal in the various stages of their life cycle in efforts to explore new venues for clinical intervention. To achieve this goal, we combine work on live cell microscopy with state-of-the-art molecular techniques.

For more information see http://www.usp.br/garciamalarialab/. https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/630/celia-regina-da-silva-garcia/.

The candidate should work independently, be motivated and have a Post Doctorate in the last five years in areas related to the project. The ideal candidate should have experience in biochemistry, molecular and cell biology.

The candidates should send a letter of interest, their curriculum summary and two reference letters to Prof. Celia R. S. Garcia ( cgarcia@usp.br)

Lab de Bioq e Imunologia de Artrópodes - IB-USP

Pós-doutorado em Biomateriais no IQUSP

Pós-doutorado em biomateriais no IQUSP com bolsa da FAPESP

O Laboratório de Biomateriais Poliméricos do Instituto de Química da USP (http://www.iq.usp.br/catalani/) dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado de dois anos para pesquisa junto ao Projeto Temático “Arcabouços sintéticos e naturais aplicados à medicina regenerativa”, financiado pela FAPESP (2018/13492-2).

O sub-projeto de pós-doutorado visa o desenvolvimento de arcabouço 3D a partir de proteína recombinante derivada de elastina para aplicações biomédicas. O objetivo é desenvolver método de produção de proteínas para uso como hidrogéis em impressão 3D e a criação de dispositivos para cultivo de células tronco mesenquimais.

Pós-Doutorado em Fotobioquímica no IQ-USP

A proteção da pele humana contra a exposição ao Sol é uma questão complexa que envolve aspectos ambivalentes da interação da luz com os tecidos. A radiação visível causa desequilíbrio redox e dano celular, embora ainda não seja considerado um carcinógeno classe I, como é o UVA. Um dos problemas que dificulta a caracterização adequada dos efeitos da radiação no visível é a falta de conhecimento molecular que relacione desequilíbrios redox e produtos mutagênicos do DNA. Usaremos modelos celulares para correlacionar a exposição à luz visível com a transformação maligna de queratinócitos. Por outro lado, há evidências crescentes de que a exposição solar de baixa dose tem benefícios, que são apenas parcialmente compreendidos. Em colaboração com a prof. Alicia Kowaltowski, investigaremos se a luz visível afeta o tecido adiposo marrom, que é um importante regulador metabólico. A proteção contra danos causados pelo Sol é imperativa e estratégias para quantificar danos e proteção serão realizadas em ambientes in vitro e in vivo em parceria com empresas de cosméticos. Também acompanharemos o uso benéfico da luz visível no tratamento do pé diabético em um estudo multicêntrico realizado em parceria com vários hospitais.

Antecedentes esperados do candidato: experiência com bioquímica celular, fotobiologia, estatística, microscopia e espectroscopia, alguma experiencia prévia em estudos clínicos ou projetos de pesquisa com empresas será bem vinda.

Seleção: Com base na análise de CV, cartas de recomendação e experiências anteriores no desenvolvimento de projetos de pesquisa com empresas privadas/públicas.

Documentos para candidatura: Carta justificando juros para o projeto, CV, cópia do certificado de doutorado, 2 cartas de recomendação. Enviar proposta para: Prof. Mauricio S. Baptista, no email baptista@iq.usp.br.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Detalhes em: http://fapesp.br/oportunidades/os_lados_bom_ruim_da_luz_visivel/2702/

 

Comments are closed.